dezembro 19, 2007

Acumulação histórica

Há umas semanas comprei um PC novo. No momento da troca, afastei o velho computador, e deparou-se-me o seguinte cenário:Fio a fio, cabo a cabo, ao longo dos anos de compras de gadjets (todos essenciais) o acumular de 'desordem' deu nisto. Coloco a palavra entre aspas porque na verdade o sistema a que estes fios pertenciam e sustentavam funcionava perfeitamente (só era lento...) [agora vem a veia metafórica e que, suponho, me justifica o post] Como adivinhar a forma de um sistema que evolui através de uma história fortuita, composta por momentos irrepetíveis, por decisões contingentes? Que lei, física, económica, social, pode prever os detalhes da estrutura mesmo que saiba (e como saber o futuro?) a futura função da coisa complexa que observa?

2 comentários:

Isabela Figueiredo disse...

Isto parece o meu cantinho dos fios.

FPJ disse...

O mesmo fenómeno verifica-se em outros áreas tecnológicas... veja-se, por exemplo, o caso do sistema operativo Windows. Quase todas as decisões tomadas nas primeiras versões deste sistema, continuam a influenciar as versões actuais, embora isso implique, em muitos casos, um "emaranhado de fios" escondido algures longe dos nossos olhos...

A isto chama-se evolução e, tanto quanto julgamos saber, é responsável por toda a grande diversidade de vida que habita este planeta.