janeiro 08, 2009

Analfabetismo

Antes da Torah, da Bíblia ou do Corão, os deuses não sabiam escrever. Os textos sobre o sagrado não eram sagrados, eram somente humanos e por isso sujeitos a contestação, discussão e correcção. Já a palavra revelada é perene. O problema é não o serem as pessoas e o mundo.

2 comentários:

Anónimo disse...

sabe a estória da Chapeuzinho Vermelho? Pois é, hj eu comentei que depois do doutorado penso em fazer Direito... Eu, estranha loba, serei questionada pela Chapeuzinho, mas pq leis tão grandes vovozinha. E a pós-mocinha vestida em pele de lobo responderia, para participar melhor no mundo, minha netinha. Em parte essa Ágora enorme com uma rede de olhos tão grandes... pode não ser a melhor, mas é bom que nem seja tão sagrada e que estamos num tempo em que tudo virou suco de texto, e é bom, pq podemos nos conectar de tão longe, assim, desierarquizados, ficamos mais próximos, no melhor estilo arendtiano, é chegar na rede e digitar, com ligeiras ignorâncias. É chegar nos espaços "legais" do mundo e participar ;) Oh! Deus meu, falta essa animaçaõ na tese :) no final, dizer tchau pra um texto, ai ai, deve ser assim mesmo. Adoro seu blog, me ajuda pensar com agilidade.

José Ricardo Costa disse...

Mas então os textos depois da Torah, da Bíblia e do Corão não continuam a ser humanos, demasiado humanos? Feuerbach não estará assim tão desactualizado quanto isso...

JR