outubro 29, 2009

Deus ex Machina

Na literatura, o termo deus ex machina refere-se a um subterfúgio narrativo que introduz um ente ou uma força mágica para resolver um ponto do enredo cuja resolução (supõe-se) ultrapassou a capacidade explicativa do escritor. É vista como uma forma inferior porque é uma espécie de batota, um engano ao leitor que espera uma resolução coerente de acordo com as premissas iniciais da história (onde devem ser introduzidas todas as componentes mágicas/tecnológicas necessárias ao contexto).

Na última década, com a consolidação da internet e a generalização dos computadores pessoais, começou a ser usado de forma intensiva na produção de filmes e séries de televisão. Agora existem Oráculos, personagens cujo conhecimento técnico permite consultar um estranho media que é a Internet Omnisciente, um 1984 digital de milhões de bases de dados cruzadas capazes de intersectar os actos individuais diários mais banais. Estes dois conceitos são caricaturas da realidade: nem há hackers oraculares, que formariam uma estranha espécie de computadores orgânicos, nem há expectativa de existir um dia capacidade computacional para armazenar digitalmente a evolução social nas suas quase infinitas interacções. Séries como Criminal Minds, os diversos CSI - que ainda têm a ajuda de uma química bem comportada, sem margens de erro, e de distinções bem delimitadas ("este tipo de X só existe na zona Y") - usam e abusam deste esquema narrativo para resolver problemas que a preguiça dos argumentistas não foi capaz de solucionar.

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