julho 24, 2012

Ano 2112

Se daqui a cem anos, assumindo que conseguimos evitar o colapso económico e ecológico global, como reagirão as pessoas à sociedade actual? Sendo optimista, listo alguns pontos que os poderiam revoltar:

  • A profunda rede de influências entre o poder político e o poder financeiro. Quão forte é a ligação entre as grandes corporações e os governos dos estados que repetidamente passam por cima dos interesses do resto da sociedade.
  • As proibições arbitrárias, os crimes sem vítimas, independentemente do impacto social que a sua aplicação provoca. O principal exemplo é a guerra contra as drogas. Outras restrições legais, também de origem religiosa, são os boicotes a direitos individuais como a eutanásia voluntária e à interrupção prematura da gravidez.
  • A sangria constante do domínio púlico para satisfazer os interesses parasitas das indústrias de copyright e da legislação actual das patentes.
  • A relevância de várias crenças anti-evidência e anti-razão, como a astrologia, as medicinas alternativas, a crença no crescimento ilimitado, o negar do aquecimento global ou da depleção dos recursos físicos da Terra.
  • Quão generalizada continua a confusão entre crenças divinas e Ética. Quão aceite é a influência política e pedagógica dos vários líderes religiosos.
  • O estado do Estado de Direito. A correlação forte entre riqueza e protecção judicial, e como a legislação é tornada complexa e inacessível para proteger quem pode contratar os melhores advogados. Como os partidos influenciam o ramo legislativo do Estado de forma a criar legislação conveniente.
  • O grau de controle editorial e censura dos mass media promovido pelos interesses e compromissos das respectivas estruturas financeiras.
Optimismos...

Sem comentários: